Este blog é parte integrante da Blogolândia do Espaço Internético. Explore este espaço!

domingo, 20 de março de 2011

O Amor "Agápe"


Jesus ensinou o amor da maneira mais completa. Está de parabéns este e outros poucos desenhistas que o retratam sorrindo. Não entendo o porque de retratá-lo sempre sofrendo na cruz. Mesmo porque quem muito ama, muito sorri!

Num livro que eu li, chamado "O Monge e o Executivo" há uma interessantíssima abordagem sobre o AMOR.

Existem várias formas de AMOR. E este blog abrange todas elas, desde que tenham um aspecto elevado.

Agápe é uma palavra grega usada pra definir o tipo de amor que Jesus aconselhava quando dizia que devemos amar ao próximo como a nós mesmos, e até os nossos inimigos.

O autor do livro, James C. Hunter, falando atravéz do personagem Irmão Simeão (um frei beneditino) explica que esse tipo de amor não é necessariamente um sentimento, mas sim um comportamento.

Achei muito interessante ver o amor como um comportamento. Sempre gostei de usar o termo "agir amorosamente" ou "agir com amor". Mas não sabia que existia uma palavra grega pra designar isso.

Jesus, explica o personagem Simeão, não estava dizendo que as pessoas teriam que magicamente "caírem de amores" (sentimento) pelos seus inimigos. Ninguém tem uma varinha mágica que faz mudar o sentimento de uma hora pra outra.

Ele estava dizendo para AGIRMOS com amor para com nossos inimigos, isto é: fazer a eles o que faríamos a nós mesmos. Isso se refere a um COMPORTAMENTO amoroso. E isso não significa que teríamos que SENTIRMOS amor por essa(s) pessoa(s).

Mas praticando o "Agápe" (amor-comportamento) o outro amor, que é sentimento acaba despertando em nós; porque à medida em que passamos a nos comportar amorosamente com as pessoas de que não gostamos, acabamos por sentir alguma simpatia por elas, e até mesmo afeição.

"O Amor é o que o Amor faz".

O Amor-Comportamento acaba levando ao Amor-Sentimento.

"Agápe" é o amor que doa, que acolhe, que cuida, que age, que se movimenta!

É o amor que a gente pode ver.

Recentemente o Padre Marcelo Rossi também lançou um livro que se chama justamente "Agápe"! Não li o livro, mas acredito que ele trate exatamente deste tema, que é um tema muito interessante e com certeza novo pra muita gente.

Conclusão: Amor não é apenas SENTIR, é antes de tudo AGIR.

Agápe pra todos!!!

4 comentários:

  1. Encontrei esse espaço por a caso.E QUE BELO!!! PARABPENS.Se quiser fazer uma visita meu Blog é http://pararecordarnovelasefamosos.blogspot.com/ Para Recordar Novelas e famosos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Mada! Pelo comentário, pelo elogio ao blog e pelo convite ao seu blog, convite este, q está mais do q aceito!
    Bjooo!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Elisa... Vim aqui; "sapear" o seu BLOG.
    Gostei do diálogo que tivemos no Y.R., não o esgotamos;(óbvio)... Estarei sempre disponível para responder-lhe, qdo. eu for requisitado. bj. Eloyr/cwb.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Eloyr, é um prazer te ver aqui! Pode "sapear" à vontade, viu? rsrs
    Tb estarei sempre aberta a novos diálogos...
    Obrigada pela visita e volte sempre q quiser!
    Bjo!

    ResponderExcluir